Dores musculares

Os benefícios da musculação que vão além do corpo definido

Os benefícios da musculação que vão além do corpo definido

A maioria das pessoas acreditam que a musculação é uma prática apenas para definir o corpo. Contudo, os exercícios que exigem o levantamento de peso e repetições proporcionam benefícios que vão muito além disso.

Sabendo desses benefícios, você ficará mais motivado em começar a frequentar a academia. Caso contrário, existem exercícios alternativos para quem não gosta de praticar atividade física nesse local.

De modo geral, qualquer exercício físico é benéfico e recomendado para a saúde. Entre as vantagens de realizar atividades físicas…

  • Ajuda a controlar e perder peso;
  • Diminui o risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade;
  • Melhora a autoestima;
  • Alivia o estresse e a ansiedade;
  • Aumenta a resistência muscular.

No entanto, a musculação proporciona alguns benefícios específicos. Por isso, reunimos neste artigo os principais dessa atividade. Acompanhe:

Os benefícios da musculação

Deixa o corpo mais jovem

Para quem deseja ter o corpo com aparência jovem, a musculação é uma aliada. Isso porque a prática interrompe o ciclo natural da perda muscular, além de evitar a formação de acúmulo de gordura. A ausência de qualquer atividade física, por sua vez, pode causar consequências futuras, como desequilíbrio e diminuição da coordenação motora, na terceira idade.

Diminui as chances de fratura óssea

Outro benefício da musculação é o fortalecimento dos músculos. Sendo assim, eles ficam tonificados e em forma, protegendo os ossos de possíveis fraturas. Além disso, a prática de exercícios facilita a absorção do cálcio, mineral importante para a saúde óssea.

Coração mais saudável

Assim como outras atividades físicas, a musculação está na lista de práticas que auxiliam a saúde do coração. Ela protege o organismo de doenças cardiovasculares, controla a pressão sanguínea, diminui o índice de colesterol ruim e deixa a região mais saudável.

Fortalece o sistema imunológico

Pesquisas já confirmaram que há uma relação muito forte entre a prática de exercícios físicos e o sistema imunológico fortalecido. Portanto, se você não quer ficar resfriado muitas vezes por ano, corra para a academia.

Bem-estar emocional

A academia pode se tornar um ambiente prazeroso e gostoso de ir.

Além de garantir os benefícios físicos, o local pode proporcionar bem-estar emocional ao conectar pessoas umas às outras, criando um vínculo especial entre elas. Os exercícios que exigem uma grande carga também são aliados de pessoas que tendem a ser ansiosas e estressadas.