Dores musculares

5 exercícios alternativos para quem não gosta de academia

5 exercícios alternativos para quem não gosta de academia

Praticar exercícios físicos fornece diversos benefícios para a saúde. Algumas pesquisas chegam a afirmar que se exercitar pelo menos 4 vezes por semana reduz o risco de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC) e diabetes tipo 2, além de garantir mais disposição e longevidade. Contudo, nem todas as pessoas gostam de academia e, por isso, não desfrutam desses benefícios. O que poucas sabem, por sua vez, é que existem exercícios alternativos que podem ser praticados sozinho ou em grupo.

Reunimos neste artigo 5 exercícios alternativos que proporcionam os mesmos benefícios dos que são realizados em academia. Se preferir, pode compartilhar com um amigo para que ele comece esse desafio com você.

Pule corda

Esse exercício fornece os seguintes benefícios…

  • Desenvolve a coordenação motora
  • Proporciona condicionamento cardiovascular
  • Fortalece os músculos
  • Queima calorias
  • Ajuda a combater a celulite

Se você quer perder alguns quilinhos, pular corda é um exercício alternativo de alto impacto. Ele trabalha as pernas, os ombros, o bumbum e o abdômen. Basta ter um espaço livre e uma corda.

Suba escadas

De vilãs, as escadas podem se tornar as suas aliadas. Cerca de três lances de escadas equivalem, por exemplo, a 10 minutos de caminhada.

Isso significa que esse exercício é perfeito para quem quer emagrecer e fortalecer o bumbum.

No entanto, elas não podem ser apenas uma atividade comum, como ir ao trabalho. As escadas têm de ser um instrumento de exercício físico.

Por essa razão, o ideal é dedicar alguns minutos para atividade. Para isso, use uma roupa e um calçado próprios para exercícios físicos.

Dança

Divertida, leve e sociável, a dança é um exercício aeróbico perfeito para quem ama realizar atividades com outras pessoas.

Além disso, o exercício não tem restrição de idade e ritmo.

Sem contar os outros benefícios como…

  • Aumentar a frequência cardíaca, ajudando o coração a bombear mais sangue para o corpo e para os músculos
  • Melhorar a sensualidade e flexibilidade
  • Ajudar a coordenação motora
  • Proporcionar bem-estar físico e emocional

Zumba

Embora esteja ligada à dança, a zumba merece atenção porque mistura os mais variados ritmos latinos com os exercícios físicos propriamente ditos. Entre os movimentos, as coreografias contam com agachamento, avanços e outros passos que ajudam a queimar calorias e fortalecer o corpo. Com a zumba, você melhora o sistema cardiovascular, trabalha os músculos inferiores (coxa, glúteo e panturrilha).

CrossFit

A nova onda do momento, CrossFit reúne ginástica olímpica, atletismo e disciplina militar. Considerada uma modalidade de alto impacto, é ideal para quem quer resultados rápidos, pois trabalha com treinos de alta intensidade e ajudam na resistência muscular.

Nada de dor ou lesão muscular!

Sofrer dor ou lesão muscular durante a prática de algum exercício físico é comum. Por essa razão, prevenir-se é o melhor caminho.

Para evitar a famosa Dor Muscular Tardia (DMT)…

 

  • Não esqueça o aquecimento: O preparo do corpo antes de receber o impacto físico é importantíssimo para não sofrer a DMT ou lesão muscular.
  • Não force o corpo: Em qualquer início de atividade física, o ideal é esperar que o corpo se adapte naturalmente.  Portanto, comece aos poucos e avance progressivamente.

 

Agora, se você sofrer alguma dor muscular ou lesão muscular após ou durante esses exercícios físicos, o Nevralgex® Ice é uma solução imediata para aliviar os incômodos. Em poucas aplicações, o produto provoca na pele um efeito chamado criogênico, diminuindo a temperatura local, promovendo alívio imediato.

Esses foram os 5 exercícios alternativos para quem não gosta de academia que podem ser praticados. Aproveite os benefícios deles e tenha uma vida mais ativa e saudável!