Dores musculares

Quatro dicas simples que você pode fazer para diminuir as dores de pescoço no trabalho

Quatro dicas simples que você pode fazer para diminuir as dores de pescoço no trabalho

As dores costumam aparecer em horas indesejáveis no trabalho. Em um ambiente considerado estressante, elas não demoram para chegar, atrapalhando o rendimento e a produtividade. Segundo pesquisas, as dores de pescoço estão entre as principais reclamações no ambiente de trabalho.

Apesar de não ser um problema grave, as dores no pescoço incomodam e precisam ser analisadas por um médico, caso os sintomas persistam. Por outro lado, existem dicas simples que diminuem o problema. Antes de conhecê-las, é importante saber quais são as principais causas das dores de pescoço no trabalho.

Má postura

Ficar por muitas horas na mesma posição (sentado ou pé) faz com que os músculos se tornem mais rígidos e suscetíveis a lesões. É muito comum a dor no pescoço em pessoas que trabalham com costura ou no computador.

Fatores emocionais

Muitas pessoas não sabem que o fato emocional mexe diretamente com o físico. O estresse é um deles. Pesquisas indicam que dores cervicais também estão relacionadas às tensões emocionais, principalmente no ambiente de trabalho.

Tabaco e álcool

Substâncias presentes no cigarro e em bebidas alcoólicas contribuem para o aparecimento de doenças crônicas, entre elas a tensão nas costas e no pescoço.

Uso contínuo de celulares e notebook

O ato contínuo de abaixar o pescoço para dar aquela “espiadinha” nas últimas novidades das redes sociais pelo celular e digitar em notebooks provoca tensões no pescoço pois o movimento pressiona o músculo da região.

Importante: em caso mais sérios, como uma lesão, o ideal é seguir a orientação de um médico.

Depois de conhecer as causas das dores no pescoço, é hora de aprender as 4 dicas simples para diminuí-las.

São hábitos e exercícios práticos que podem melhorar a produtividade e rendimento no trabalho.

Faça alongamentos e mantenha postura ereta

No próprio ambiente de trabalho, é possível realizar alongamentos de apenas 5 minutos. Os exercícios ajudam a distensionar as regiões do pescoço e costas. Além disso, a postura ereta é fundamental para evitar dores no pescoço.

Ação rápida com Nevralgex

Os remédios também são grandes aliados nas horas das dores incômodas que atrapalham o rendimento e a produtividade no trabalho.

Nevralgex - Relaxante Muscular - Dor de Cabeça
Nevralgex – Relaxante Muscular – Dor de Cabeça

As dores no pescoço, por exemplo, podem ser rapidamente aliviadas com Nevralgex. Ele possui ação analgésica e relaxante muscular. O início da ação ocorre a partir de 30 minutos, sendo uma prática alternativa para o problema. Se persistirem os sintomas, o médico deve ser consultado.

Use agasalhos em dias de frio

Talvez as dores no pescoço sejam apenas “sintomas” dos dias mais frios. Isso ocorre porque os músculos do corpo tendem a contrair quando as temperaturas estão baixas. Nesse caso, o agasalho cai muito bem.

Tenha uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes

Os alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio são ideais para quem sofre constantemente com dores no pescoço. Eles são minerais essenciais para a saúde as articulações.

Já em casa, você pode adotar hábitos simples para evitar dores no pescoço no trabalho, como:

 

  • Prefira travesseiros mais baixos;
  • Durma confortavelmente em colchões firmes;
  • Evite dormir de bruços;
  • Faça alongamentos práticos e rápidos ao chegar do trabalho;
  • Evite mexer toda hora no smartphone;