Dores musculares

Dor após o exercício físico: descubra se é um bom ou mau sinal

Dor após o exercício físico: descubra se é um bom ou mau sinal

Realizar exercícios físicos é sinal de uma vida saudável. Mas nem todos conseguem praticar porque sentem as temidas dores musculares pós-treino. O fenômeno é chamado de Dor Muscular de Início Tardio (DMIT), ou dor do dia seguinte, que literalmente “trava” o corpo. E, afinal, essa dor após o exercício físico é um bom ou mau sinal?

Geralmente, as dores após o exercício físico surgem quando inicia-se uma nova atividade física, muda-se o programa de treino ou aumenta-se a intensidade das atividades. Elas são ocasionadas porque as fibras musculares do corpo são estiradas e ao mesmo tempo tensionada durante os exercícios.

A dor muscular após o treino é considerada um tipo de inflamação. Por outro lado, é completamente normal em iniciantes e em atletas. No entanto, é importante saber até que ponto é considerada positiva.

Esses incômodos não são empecilhos para quem quer realizar exercícios físicos. Há maneiras de aliviar as dores musculares pós-treino. Além disso, a DMT ocorre, como citado anteriormente, somente em casos de início de novas atividades físicas, mudança de programa de treino ou aumento da intensidade dos exercícios. Após os primeiros dias, elas não ocorrem mais.

Maneiras de Aliviar Dor Após o Exercício Físico

Se você vai realizar atividade física pela primeira vez ou mudar o treino, prepare-se porque as dores vão aparecer. A melhor forma de se preparar é saber quais são as maneiras de aliviar a dor após o exercício físico.

Repouso

A melhor receita para aliviar a dor após o exercício físico é o descanso adequado. O erro da maioria das pessoas é forçar o músculo dolorido antes mesmo dele se recuperar completamente. Esta prática pode provocar efeito contrário.

Gelo

É uma forma natural e eficaz para diminuir a DMIT. Neste caso, o recomendado a aplicação do gelo nas áreas doloridas. O “choque térmico” provocado pela temperatura do gelo contribui para a diminuição das dores.

Exercícios de recuperação

Os exercícios de recuperação são atividades leves em relação às que causaram a dor. Estudos indicam que eles aliviam as regiões doloridas em poucos minutos. Por exemplo, se você fez uma longa corrida, a “recuperação” será uma caminhada.

Alongamento

Antes mesmo do treino, os exercícios de alongamento diminuem a intensidade das dores musculares após as atividades físicas. Além disso, eles deixam os músculos mais flexíveis e evitam lesões. A prática também deve ser feita após a realização de exercícios físicos.

Remédio em spray

Com ação quase imediata, o Nevralgex Ice Spray (Confira a bula) é também uma opção para aliviar as dores musculares pós-treino.

O produto possui uma ação de resfriamento no local, proporcionando uma sensação de alívio e refrescância na pele.

Em caso de dor após o exercício físico, o recomendado é a aplicação direta na área desejada. Caso necessário, repita em intervalos curtos.