Contusões

Alongamento evita lesões? Saiba a resposta definitiva desta dúvida tão comum

Alongamento evita lesões? Saiba a resposta definitiva desta dúvida tão comum

A prática de alongamento antes de realizar exercícios físicos é um consenso entre os preparadores físicos. Segundo eles, as pequenas atividades ajudam a aquecer e flexibilizar os músculos antes de impactos maiores.  Esse consenso, porém, começou a ser questionado após a divulgação de um artigo científico, publicado no jornal The New York Times, em 2014, em que afirmava que se alongar antes do exercício poderia prejudicar a força, potência e velocidade.

Conforme o artigo publicado por uma coluna do site Globo Esporte, a informação desencadeou uma série de reportagens que contraindicavam o alongamento em qualquer circunstância. A publicação, assinada por um médico esportista, classificou como “um verdadeiro desserviço em termos de informação”.

Afinal, o alongamento evita lesões?

Não há o que duvidar sobre os benefícios do alongamento. A informação do jornal The New York Times foi baseada em apenas um artigo científico, que até hoje não foi divulgado com mais detalhes.

Enquanto isso, a prática do alongamento é recomendada e faz parte da rotina de praticamente todos os atletas. Além disso, um estudo publicado na revista oficial do American College of Sports Medicine analisou 4.559 artigos científicos sobre o tema que concluíram que a prática não traz qualquer prejuízo para força, potência e velocidade.

Os benefícios do alongamento

  • Reduz o risco de lesões musculares;
  • Reduz as tensões musculares;
  • Reduz o encurtamento muscular;
  • Auxilia no relaxamento mental, diminuindo o estresse;
  • Nas mulheres, reduz as cólicas menstruais;
  • Ajuda no aquecimento;

A resposta é sim. O alongamento evita lesões, além de diminuir aquelas temidas dores após os exercícios físicos que todos sofrem ao iniciar uma nova atividade física ou mudar de treino.

Dor após o exercício físico: descubra se é um bom ou mau sinal

Devo realizar alongamento antes ou depois do exercício físico?

Nos dois momentos. Antes, é importante como um fator de prevenção contra lesões durante o exercício físico e também preparar o corpo para receber os impactos. Depois, sua função é relaxar a musculatura, evitando as temidas dores após as atividades.

Por outro lado, o alongamento também é benéfico em atividades simples do dia a dia, como por exemplo antes de dormir. A prática deixa o corpo mais relaxado, que proporcionará um sono de qualidade.

Como alongar-se?

O alongamento ideal depende de qual parte do corpo o atleta vai utilizar, por exemplo:

Ombro

  • Coloque o dorso de uma mão na curva das costas;
  • Posicione a mão oposta no cotovelo e cuidadosamente puxe-o para frente mantendo o alongamento;
  • Repita no lado oposto.

Quadríceps

  • Fique em pé e segure o pé atrás das nádegas;
  • Enquanto segura o pé, continue aplicando pressão para cima;
  • Repita a prática na outra perna.

Panturrilha

  • Posicione uma perna na frente da outra com as mãos no quadril;
  • Incline-se um pouco para frente ao começar a alongar a parte posterior da perna, deixando o pé que está atrás totalmente plano e plantado no solo;
  • Repita com a outra perna.

Qualquer alongamento deve ser realizado com auxílio de um profissional.