Contusões

3 formas de tratar as contusões

3 formas de tratar as contusões

É muito comum atletas, principalmente jogadores de futebol, sofrerem contusões durante os treinos ou até em campeonatos oficiais. Isso porque eles estão mais vulneráveis ao impacto devido às condições do esporte, que exige esforço e embate físico. Por outro lado, as pessoas comuns não estão isentas desse problema, sobretudo as que praticam atividade física.

Boa parte das pessoas, porém, não sabe diferenciar contusão, luxação, fratura e torção. Geralmente, elas possuem as mesmas características (dor, inchaço e incapacidade). No entanto, requerem cuidados e tratamentos específicos. Por isso, antes de apresentarmos as 3 formas de tratar as contusões é importante diferenciar essas diferenças:

Contusão: sem gravidade, é um trauma direto e não lesiona nenhuma estrutura motora.

Fratura: quando o osso está quebrado. Neste caso, pode-se dividir em 5 subcategorias: fratura estável, fratura exposta, fratura incompleta, fratura por estresse e fratura cominutiva.

Luxação: quando as extremidades do osso não se posicionam corretamente dentro de uma articulação. Mais comum em tornozelos, joelhos, ombros, quadris, cotovelos e dedos.

Torção: quando ocorre o alongamento de ligamentos e tendões.

Apesar da contusão ser considerada simples, diversos fatores podem contribuir para o ocasionamento da mesma. Entre eles, a alteração hormonal, que atinge mais as mulheres, por isso, são mais suscetíveis. Outro fator é a carência de vitamina C ou alimentação pobre de nutrientes.

Os sintomas são caracterizados por dor na hora do impacto, inchaço na área, vermelhidão porque o sangue é liberado e se infiltra nas proximidades, e inflamação. Saiba agora 3 formas de tratar a contusão.

3 formas de tratar as contusões

O tratamento costuma ser simples, sempre à base de gelo, medicamentos para contusão e muito repouso. Em alguns casos, a fisioterapia é indicada para acelerar a recuperação.

Gelo

Diagnosticada a contusão, o gelo é o tratamento mais básico para o problema. Ele ajuda a fechar os vasos sanguíneos, acelerando a cura da lesão. Além disso, a baixa temperatura diminui o inchaço.

Neste caso, o gelo pode ser envolvido em um pano fino, para depois ser levado à região. A compressa deve ser mantida no local por até 15 minutos, mais do que isso pode provocar novos problemas.

Nevralgex Ice - Gelo em Spray

Gelo em spray

Para acelerar o alívio da dor, o gelo em spray para contusão é complementar ao tratamento com gelo comum. O Nevralgex Spray possui em sua fórmula componentes anti-inflamatórios capazes de diminuir a dor e proporcionar sensação refrescante na pele.

O Nevralgex Spray proporciona um resfriamento na pele, provocando um alívio na dor, redução do inchaço e vermelhidão. Deve ser aplicado diretamente na região em uma distância considerável. O uso, caso necessário, deve ser em intervalos curtos.

Repouso

O maior erro durante o tratamento é o esforço físico exagerado. O repouso é fundamental para a recuperação. Por isso, o ideal é evitar correr, brincar ou movimentar bruscamente a região afetada.

Não há um tempo específico para o fim do tratamento. Fatores como, região afetada, gravidade e o tratamento, influenciam significativamente na duração da recuperação.

Se os sintomas não desaparecerem com essas 3 formas de tratar a contusão, provavelmente precisará de fisioterapia. Neste caso, consultar um médico é o mais recomendado.